quarta-feira, 25 de agosto de 2010

cães

Cao de raça ou vira-latas?

Os cães de raça tem aparência, formas, proporções e as cores que os criadores desejam e admiram, mas também herdam alguns problemas hereditários que vem junto com suas linhagens aristocráticas - tão comum como a hemofilia está presente em alguma das casa reais europeias.

O longo dorso dos Basset Hounds e dos Dachshunds são um convite para os problemas de hérnia de disco; os Pastores Alemães estão predispostos às doenças hereditárias relacionadas à articulação do quadril; os Seeters vermelhos irlandeses apresentam problemas de retina com mais frequência que outras raças; os Bulldogs estão propensos às doenças de pele que se desenvolvem entre as dobras soltas de pele na região facial; a alta humidade presente nas orelhas pendentes dos Spaniels pode ocasionar a inflamação aguda da orelha externa e do canal auditivo e poderá haver dificuldades no parto daquelas raças de focinho achatado, como no caso do Pug. Todas estas doenças de fato poderão ocorrer em vira-latas, mas não com tanta frequência.

Se a ideia de ter um cão sem raça definida lhe agradar, procure os anúncios de doações nos jornais, revistas ou centro de animais abandonados à espera de adopção. Mas, se o que você procura é um cão de raça com pedigree, informe-se sobre as necessidades e os problemas da raça. Consulte os veterinários de sua região para que o orientem quanto aos problemas relacionados às linhagens locais.

Tente, levantar todas as dúvidas e soluciona-las antes de ver a ninhada, e procure levar consigo alguém que tenha experiência naquela raça em particular, antes de confirmar a compra. Lembre-se: o fato de você estar pagando por um filhote não indica que ele será um campeão em exposições de animais, não importa o quanto pago por ele. É muito difícil, até mesmo para um especialista, reconhecer uma futura estrela. Peça para ver a mãe do filhote - ela poderá dar a você uma ideia sobre o futuro desenvolvimento do animal que você deseja comprar. Jamais ignore defeitos hereditários aos quais algumas raças estão propensas. É de suma importância requisitar ao criador a garantia por escrito relacionada às falhas genéticas que normalmente podem ocorrer em uma determinada raça.

Sem comentários: